emec

Plantões médicos: Como evitar a tensão desta rotina

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

A situação atual da saúde pública, em função da pandemia, aumentou o nível de pressão dos profissionais que trabalham nos plantões dos hospitais e das unidades de saúde.

Isso porque além das longas e exaustivas jornadas de trabalho, que são comuns aos médicos plantonistas, os profissionais ainda precisam lidar com o medo de se contaminar e o alto número de atendimentos.

Devido a essa rotina de tensão, muitos médicos e profissionais da saúde acabam desenvolvendo problemas como estresse, ansiedade e exaustão física, sintomas que podem prejudicar o desempenho de suas funções, deixando-os suscetíveis até mesmo a erros médicos.

Mas como manter o equilíbrio diante desta realidade? O FGMED traz algumas dicas de como evitar a tensão da rotina dos plantões para tornar a jornada dos médicos menos desgastante:

Cuidar da alimentação

O alto ritmo de trabalho faz com que os plantonistas descuidem da alimentação, até mesmo pela falta de tempo durante a jornada.

No entanto, ter uma alimentação saudável e manter a hidratação pode ajudar o profissional a suportar a sua rotina, proporcionando mais disposição para cumprir sua jornada.

Uma boa alternativa é, se possível, levar pequenos lanches para comer durante os intervalos da noite. 

Cuidar do sono

Para um plantonista, ter uma rotina de sono regular, dormindo no mínimo 8 horas por dia, é fundamental.

Os efeitos da privação do sono no plantão noturno podem ser muito perigosos, pois se a habilidade cognitiva e motora dos profissionais é prejudicada, a equipe médica não executa suas funções satisfatoriamente.

Uma vez que o sono é o principal reparador de energia para o corpo, ele auxilia não só no descanso, mas também na redução do estresse.

Planejar a semana

É natural que os profissionais de medicina que trabalham durante a noite também tenham compromissos no turno inverso. Desta forma, para manter a tranquilidade, o plantonista deve evitar marcar muitos compromissos para o mesmo dia de sua escala, ou escolher atividades menos estressantes, que não acabem com a sua energia antes mesmo de iniciar seu trabalho. 

Uma boa dica  é praticar atividades físicas adequadas e que tenham o potencial de renovar sua energia antes de começar o plantão.

Especialize-se na área

Conheça os cursos de pós-graduação na área médica do FGMED. As especializações FGMED são reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC), com excelência e qualidade no ensino EAD. A formação de especialista será concedida após aprovação na prova de título. Além disso, é necessário que o médico preencha todos os pré-requisitos exigidos pela sociedade brasileira da especialidade em questão.

Informe-se sobre todas as condições diretamente com um consultor. Preencha o formulário abaixo ou entre em contato pelo 0800 111 111 ou (11) 97159-0071 (WhatsApp).

Leia mais notícias e artigos

Está pronto para um upgrade
na sua carreira?

    Quero mais

    INFORMAÇÕES


    Preencha o formulário
    e em breve entraremos em contato.

    Pronto!
    Agora é só aguardar o nosso contato.

    Você concorda com o uso de todos os cookies?