emec

Pneumologista brasileira é destaque na revista Science por experimento com heparina

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Nesta semana foi publicado, na Revista Science, um artigo sobre a evolução do tratamento da Covid-19 com heparina. As pesquisas foram realizadas por médicos de diversos países do mundo e vêm comprovando a eficácia do medicamento na redução dos tempos de intubação e internação em casos graves da covid-19. Os pesquisadores entrevistados no artigo relatam que chegaram ao medicamento graças a um estranho fato percebido nos pacientes. Mesmo apresentando uma baixa taxa de oxigênio no sangue, eles afirmavam não estar sentindo nenhum desconforto para respirar.

Normalmente a taxa de saturação de oxigênio no sangue é de 95%. Em casos graves de Covid-19 essa taxa pode chegar a 70%, 60%. A pneumologista paulista Elnara Marcia Negri, do Hospital Sírio Libanês e da USP, foi a primeira a observar isso no país. À Science, Elnara relatou que em casos graves do novo coronavírus o maior problema não está no pulmão propriamente dito, mas na coagulação dessa rede sanguínea fina. “A evasão em cascata de proteínas do sangue leva à coagulação, o que impede a oxigenação adequada“.  A médica considera o anticoagulante como um importante recurso para promover o impulso respiratório de pacientes com baixo nível de oxigenação, inclusive os que não apresentavam problemas para respirar.

Em uma entrevista ao site do UOL a pneumologista comentou está medicando com anticoagulante todos os pacientes graves que atende. Até o momento, foram 60. “Sete ainda estão na UTI (Unidade de Terapia Intensiva), o restante foi para a enfermaria ou recebeu alta”. Até que se prove a eficácia da heparina, Elnara explica que deve proceder com testes em 300 pessoas, divididas em dois grupos de 150. “Metade recebe a heparina, metade, não. Breve teremos esses resultados“, conclui a médica.

Conheça as Pós-graduações FGMED

As pós-graduações do FGMED são certificadas pelo Ministério da Educação (MEC). A formação de especialista será concedida após aprovação na prova de título. Além disso, é necessário que o médico preencha todos os pré-requisitos exigidos pela sociedade brasileira da especialidade em questão.

Informe-se sobre todas as condições diretamente com um consultor. Preencha o formulário abaixo ou entre em contato pelo 0800 600 3720.

Leia mais notícias e artigos

Está pronto para um upgrade
na sua carreira?

    Quero mais

    INFORMAÇÕES


    Preencha o formulário
    e em breve entraremos em contato.

    Pronto!
    Agora é só aguardar o nosso contato.

    Você concorda com o uso de todos os cookies?