emec

Quais lições o setor da saúde pode aprender com a pandemia?

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

As mudanças provocadas no setor da saúde após um ano de pandemia de Covid-19 são inúmeras. Mas o que o Brasil e o mundo podem aprender a partir dessas transformações? Esse foi o principal questionamento do estudo inédito “Lições da Pandemia: Perspectivas e Tendências”, produzido pela Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp) em parceria com a Bain & Company.

O documento organiza os aprendizados até o momento a partir dos debates desenvolvidos no Congresso Nacional de Hospitais Privados 2020, e está estruturado em três perspectivas: assistencial (modelos de cuidado durante a jornada do paciente); pessoas (planejamento, capacitação e cuidado dos profissionais do setor); e sustentabilidade (estratégias para que o setor e instituições sejam mais resilientes e com acesso mais amplo).

O objetivo é contribuir no enfrentamento da atual e de futuras pandemias, além de produzir conhecimento que possa ser usado na construção de modelos assistenciais mais efetivos e eficientes, profissionais mais bem preparados e um setor da saúde mais robusto e sustentável.

Confira algumas conclusões do estudo

A pesquisa da Anahp em parceria com a Bain & Company conclui indicando os principais aprendizados relativos a cada âmbito a partir da pandemia de coronavírus:

  • Perspectiva assistencial: necessidade em trabalhar na integração e coordenação entre os diferentes elos para garantir o cuidado do paciente; oportunidade para avançar no uso de ferramentas digitais.
  • Perspectiva de pessoas: importância no uso das tecnologias para aumentar a produtividade; necessidade de capacitação dos profissionais de saúde em novos métodos de educação e trabalho, mais flexíveis, ágeis e baseados em ferramentas digitais e uso de dados; atenção especial com o bem-estar dos profissionais.
  • Perspectiva da sustentabilidade: reconhecer e atuar de maneira distinta de acordo com a realidade social para não propagar desigualdades; estruturar painéis com indicadores estratégicos para monitorar a operação, gerir suprimentos e planejar investimentos; arquitetar fóruns de debates com diferentes entidades do setor para propor e testar soluções.

Faça o download do estudo completo clicando aqui.

Pós-graduações FGMED

Conheça as especializações médicas do FGMED. Os cursos são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). A formação de especialista será concedida após aprovação na prova de título. Além disso, é necessário que o médico preencha todos os pré-requisitos exigidos pela sociedade brasileira da especialidade em questão.

Informe-se sobre todas as condições diretamente com um consultor. Preencha o formulário abaixo ou entre em contato pelo 0800 111 111 ou (11) 97159-0071 (WhatsApp).

Leia mais notícias e artigos

Está pronto para um upgrade
na sua carreira?

    Quero mais

    INFORMAÇÕES


    Preencha o formulário
    e em breve entraremos em contato.

    Pronto!
    Agora é só aguardar o nosso contato.

    Você concorda com o uso de todos os cookies?