emec

Síndrome de Burnout: esgotamento físico e mental no ambiente de trabalho

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

A Síndrome de Burnout é um distúrbio psíquico que leva ao esgotamento físico e mental. A doença possui caráter depressivo. Os sintomas variam, podendo ser tonturas, fortes dores de cabeça, dificuldade de concentração, falta de ar e problemas no trato digestivo.

Geralmente, o portador de Burnout molda sua autoestima conforme seu nível de realização e sucesso. A sensação de satisfação e deleite termina quando esse desempenho não é reconhecido. O paciente acaba sofrendo problemas psicológicos, desgaste físico, fadiga e exaustão. Algumas ferramentas que ajudam no diagnóstico da Síndrome de Burnout são a escala Maslach (MBI-GS) e os questionários de qualidade de vida (SF-36).

Essa enfermidade atinge principalmente trabalhadores que lidam com estresse diariamente, um exemplo disso são os profissionais da área da saúde, tecnologia da informação, advogados, segura pública, cientistas, entre outros.

O bullying e o assédio psicológico são as principais causas de estresse no ambiente de trabalho, interferindo inclusive na produtividade dos colaboradores. A Organização Mundial de Saúde (OMS) aconselha que as organizações apoiem os indivíduos com transtornos mentais, tanto para seguir trabalhando como para retornar ao trabalho após alguma crise. A comunicação e o apoio confidencial também proporcionam suporte aos trabalhadores.

Cuide da sua saúde mental! Quando necessário, procure ajuda de um médico! #EuSouJaneiroBranco #JaneiroBranco

Conheça as Pós-graduações FGMED

As pós-graduações do FGMED são certificadas pelo Ministério da Educação (MEC). A formação de especialista será concedida após aprovação na prova de título. Além disso, é necessário que o médico preencha todos os pré-requisitos exigidos pela sociedade brasileira da especialidade em questão.

Informe-se sobre todas as condições diretamente com um consultor. Preencha o formulário abaixo ou entre em contato pelo 0800 11 1111.

Leia mais notícias e artigos

Está pronto para um upgrade
na sua carreira?

    Quero mais

    INFORMAÇÕES


    Preencha o formulário
    e em breve entraremos em contato.

    Pronto!
    Agora é só aguardar o nosso contato.

    Você concorda com o uso de todos os cookies?