Técnica inovadora é capaz de salvar pulmões danificados antes de transplante

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Pesquisadores das universidades norte-americanas de Columbia e Vanderbilt criaram um método capaz de recuperar pulmões seriamente comprometidos e salvá-los para realização de um transplante. A descoberta foi publicada nesta semana no periódico científico Nature Medicine.

O novo método que foi apresentado pelos cientistas americanos possibilita que os médicos tenham mais tempo para salvar os pulmões. Para isso é utilizada uma técnica de circulação cruzada do sangue entre o pulmão do dador e um hospedeiro animal.

O teste foi realizado em um órgão que já havia sido descartado. Essa técnica inovadora permitiu recuperar o pulmão após 24 horas de circulação cruzada, resultando em melhoras significativas em viabilidade celular, qualidade do tecido, respostas inflamatórias e função respiratória.

Conseguimos recuperar o pulmão que não havia se recuperado no sistema de perfusão pulmonar clínica ex vivo, que é o atual padrão de atendimento. Esta foi a validação mais rigorosa de nossa plataforma de circulação cruzada até o momento, mostrando grande promessa por sua utilidade clínica“, afirmou o coordenador do estudo, Gordana Vunjak-Novakovic.

Os cientistas reforçam que mais estudos precisam ser realizados antes que a circulação cruzada se torne uma realidade clínica. Eles estão confiantes que esse trabalho poderá ser aplicado no futuro, possibilitando assim salvar mais órgãos para transplantes.

Conheça as Pós-graduações FGMED

As pós-graduações do FGMED são certificadas pelo Ministério da Educação (MEC). A formação de especialista será concedida após aprovação na prova de título. Além disso, é necessário que o médico preencha todos os pré-requisitos exigidos pela sociedade brasileira da especialidade em questão.

Informe-se sobre todas as condições diretamente com um consultor. Preencha o formulário abaixo ou entre em contato pelo 0800 11 1111.

Leia mais notícias e artigos

Está pronto para um upgrade
na sua carreira?

    Quero mais

    INFORMAÇÕES


    Preencha o formulário
    e em breve entraremos em contato.

    Pronto!
    Agora é só aguardar o nosso contato.

    Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências em visitas repetidas.
    Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o uso de TODOS os cookies. Para mais informações consulte nossa Política de Privacidade.