Pesquisadores das universidades norte-americanas de Columbia e Vanderbilt criaram um método capaz de recuperar pulmões seriamente comprometidos e salvá-los para realização de um transplante. A descoberta foi publicada nesta semana no periódico científico Nature Medicine.
O novo método que foi apresentado pelos cientistas americanos possibilita que os médicos tenham mais tempo para salvar os pulmões. Para isso é utilizada uma técnica de circulação cruzada do sangue entre o pulmão do dador e um hospedeiro animal.
O teste foi realizado em um órgão que já havia sido descartado. Essa técnica inovadora permitiu recuperar o pulmão após 24 horas de circulação cruzada, resultando em melhoras significativas em viabilidade celular, qualidade do tecido, respostas inflamatórias e função respiratória.
“Conseguimos recuperar o pulmão que não havia se recuperado no sistema de perfusão pulmonar clínica ex vivo, que é o atual padrão de atendimento. Esta foi a validação mais rigorosa de nossa plataforma de circulação cruzada até o momento, mostrando grande promessa por sua utilidade clínica“, afirmou o coordenador do estudo, Gordana Vunjak-Novakovic.
Os cientistas reforçam que mais estudos precisam ser realizados antes que a circulação cruzada se torne uma realidade clínica. Eles estão confiantes que esse trabalho poderá ser aplicado no futuro, possibilitando assim salvar mais órgãos para transplantes.
Conheça as Pós-graduações FGMED
As pós-graduações do FGMED são certificadas pelo Ministério da Educação (MEC). A formação de especialista será concedida após aprovação na prova de título. Além disso, é necessário que o médico preencha todos os pré-requisitos exigidos pela sociedade brasileira da especialidade em questão.
Informe-se sobre todas as condições diretamente com um consultor. Preencha o formulário abaixo ou entre em contato pelo 0800 11 1111.