Medicina Humanizada é um conceito que tem a proposta de criar uma relação mais próxima entre o médico e o paciente, trazendo para a consulta acolhimento e segurança, por meio de um atendimento mais humano e empático, que acolha afetivamente o enfermo.
No entanto, engana-se quem pensa que ela deve estar presente somente no momento da consulta. A ideia de humanização da medicina engloba desde a recepção e agendamento até a consulta e o tratamento de possíveis enfermidades.
Na prática, para que isso aconteça, a equipe médica deve realizar ações que coloquem as necessidades dos pacientes em primeiro lugar. Atitudes simples como realizar exames no mesmo dia da consulta, evitando vários deslocamentos, e tirar todas as dúvidas do paciente durante o atendimento facilitam a rotina da pessoa que precisa de tratamento e favorece que o mesmo seja concluído da forma correta.
A humanização da medicina foi um projeto implantado no ano 2000 pelo Ministério da Saúde, com o objetivo de promover uma nova cultura de atendimento, fazendo com que os profissionais de saúde deixassem de enxergar apenas a doença para enxergar o paciente como um ser humano.
Uma vez que o paciente sai da consulta, seguir as recomendações médicas faz toda a diferença no resultado efetivo do seu tratamento. Por esse motivo, a medicina humanizada é tão importante, pois ela faz com que exista uma relação de confiança entre médico e paciente.
Um paciente que está satisfeito com o seu atendimento e que recebeu todas as orientações sobre o seu diagnóstico, tem mais chances de entender a importância de seguir à risca as orientações do médico, sem tentar tomar decisões por conta própria, como parar de tomar alguma medicação, ou não realizar o tratamento pelo tempo indicado.
Desta forma, aplicar a medicina humanizada no dia-a-dia contribui para melhorar a experiência das pessoas na hora de procurar serviços médicos, fazendo com que elas se sintam acolhidas em um momento de fragilidade.
Por fim, vale dizer que a humanização da medicina passa também pela visão do médico e profissionais da saúde como seres humanos, proporcionando suporte para que exerçam seu trabalho com dignidade.
Especialize-se na área
Conheça os cursos de pós-graduação na área médica do FGMED. As especializações FGMED são reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC), com excelência e qualidade no ensino EAD. A formação de especialista será concedida após aprovação na prova de título. Além disso, é necessário que o médico preencha todos os pré-requisitos exigidos pela sociedade brasileira da especialidade em questão.
Informe-se sobre todas as condições diretamente com um consultor. Preencha o formulário abaixo ou entre em contato pelo 0800 111 111 ou (11) 97159-0071 (WhatsApp).