emec

Como o nutrólogo pode contribuir com as mães durante o período do aleitamento materno?

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

O nutrólogo é um médico com especialização em nutrição, responsável pelo tratamento e diagnóstico de problemas relacionados ao comportamento alimentar, estando apto a solicitar exames, prescrever medicamentos e avaliar a quantidade de nutrientes presentes no organismo. Por este motivo, durante o período de aleitamento materno, este especialista pode contribuir e muito para que mães tenham uma dieta balanceada, que supra as suas necessidades e não interfira na saúde do recém-nascido.

Isso porque a composição do leite materno é influenciada diretamente pela dieta da gestante, que começa a produzir leite ainda na gravidez. Sendo assim, muitas substâncias que a paciente ingere passam para o leite, e, portanto, para o bebê. Desta forma, o nutrólogo tem um papel fundamental na assistência e acompanhamento nutricional da gestante, orientando as mães sobre os perigos de ingerir itens como bebidas alcoólicas, temperos e condimentos em excesso, além de alimentos com agrotóxicos e produtos com conservantes, que podem prejudicar a qualidade do leite materno.

Mas, se engana quem pensa que garantir o controle de peso e nutrição das mães são as únicas preocupações destes profissionais. O suporte do nutrólogo inicia muito antes, durante o controle do pré-natal, onde o especialista educa as mães sobre as vantagens de alimentar o bebê apenas através da amamentação durante os primeiros 6 meses. Isso porque a amamentação costuma ser um fator de preocupação para as mães antes mesmo de o bebê nascer. Desta forma, os nutrólogos tem o dever de mostrar às pacientes que o leite materno fornece todos os nutrientes, vitaminas e minerais de que a criança precisa para o crescimento durante os primeiros meses de vida.

Enfim, a alimentação da gestante é um fator que deve receber atenção desde o início da gravidez, pois o ganho excessivo de peso durante a gestação aumenta os riscos de a mãe desenvolver diabetes gestacional, pré-eclâmpsia e precisar optar por uma Cesária ao invés de parto normal, fatores que aumentam a importância de um bom acompanhamento nutricional realizado por um nutrólogo durante este período. 

Especialize-se na área

Conheça as opções de pós-graduação na área de Nutrologia do FGMED. As especializações FGMED são reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). A formação de especialista será concedida após aprovação na prova de título. Além disso, é necessário que o médico preencha todos os pré-requisitos exigidos pela sociedade brasileira da especialidade em questão.

Informe-se sobre todas as condições diretamente com um consultor.

Preencha o formulário abaixo ou entre em contato pelo 0800 111 111 ou (11) 97159-0071 (WhatsApp).

Leia mais notícias e artigos

Está pronto para um upgrade
na sua carreira?

    Quero mais

    INFORMAÇÕES


    Preencha o formulário
    e em breve entraremos em contato.

    Pronto!
    Agora é só aguardar o nosso contato.

    Você concorda com o uso de todos os cookies?