emec

Dia do Médico Alergista – 14 de dezembro

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

No dia 14 de dezembro é celebrado o Dia do Médico Alergista. A data homenageia a fundação da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI), em 1946. Você sabia que as doenças alérgicas podem aparecer em qualquer idade? Além disso, fatores hereditários também podem influenciar no desenvolvimento de alergias.

O que faz o alergista?

A Alergia e Imunologia é a especialidade médica que visa o diagnóstico e o tratamento das doenças alérgicas. O médico alergista também deve possuir um profundo conhecimento do funcionamento do sistema imune, bem como estar qualificado para o diagnóstico e o tratamento de todas as suas alterações.

Segundo estudos, pacientes com acompanhamento médico contínuo apresentam menor necessidade de procurar atendimento em pronto socorro, ademais de aprenderem a conviver melhor com a doença alérgica.

Dados importantes sobre as alergias que mais afetam a população

No mundo, aproximadamente 300 milhões de pessoas sofrem de asma — e esse número deve aumentar para 400 milhões até 2025, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Dessa forma, os tipos mais comuns de reações alérgicas são rinite alérgica, asma, sinusite e otite média, dermatite atópica, anafilaxia, dentre outras.

Caso o indivíduo seja acometido por uma crise alérgica de surpresa com sintomas graves, a orientação é que ele procure um atendimento médico de urgência em hospitais e/ou postos de saúde. Porém se o caso de alergia já for estabelecido anteriormente, a consulta com o alergista é a melhor opção para o alívio de sintomas e tratamento adequado, evitando assim que a enfermidade se torne um problema na vida do paciente.

Mercado para o médico alergista

De tal modo, existe uma demanda enorme de pacientes buscando por atendimento especializado. E, além disso, o campo de atuação do alergista é muito amplo, o que lhe permite escolher áreas específicas para se aprofundar e qualificar ainda mais sua formação, obtendo sucesso e renome no meio médico.

Faça sua pós-graduação em Alergia e Imunologia no FGMED

O FGMED possui a especialização em Alergia e Imunologia, em diversas modalidades. Você pode cursar sua pós-graduação em 90 dias ou se preferir em até 2 anos. Podendo optar por estudar presencialmente ou EaD. Além disso, o FGMED também oferece o curso de Alergia e Imunologia Pediátrica. Não perca tempo, matricule-se hoje!

Conheça as Pós-graduações FGMED

As pós-graduações do FGMED são reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). A formação de especialista será concedida após aprovação na prova de título. Além disso, é necessário que o médico preencha todos os pré-requisitos exigidos pela sociedade brasileira da especialidade em questão.

Informe-se sobre todas as condições diretamente com um consultor. Preencha o formulário abaixo ou entre em contato pelo 0800 11 1111.

Leia mais notícias e artigos

Está pronto para um upgrade
na sua carreira?

    Quero mais

    INFORMAÇÕES


    Preencha o formulário
    e em breve entraremos em contato.

    Pronto!
    Agora é só aguardar o nosso contato.

    Você concorda com o uso de todos os cookies?