emec

Dia Mundial de Luta Contra à Malária – 25 de abril

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

No dia 25 de abril celebra-se o Dia Mundial de Luta Contra à Malária, a data, instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2007, tem a missão de reconhecer o esforço global para o controle efetivo da malária. Segundo o último World Malaria Report 2018 da OMS, não houve redução no número de casos entre 2015 a 2017. O número estimado de mortes por malária em 2017 era de 435.000, esse número permaneceu praticamente inalterado em relação ao ano anterior.

Os sintomas mais corriqueiros são: calafrios, febre alta, dores de cabeça e musculares, taquicardia, aumento do baço e, por vezes, delírios. O protozoário é transmitido pelo sangue, geralmente através da picada da fêmea do mosquito Anopheles, infectada por Plasmodium. Outros tipos de transmissão também podem ocorrer, como é o caso de seringas compartilhadas. O tratamento para malária é disponibilizado gratuitamente pelo SUS e somente os casos graves deverão ser hospitalizados de imediato.

Segundo o Professor Pedro Tauil, “A redução da prioridade política do controle da malária pode estar vinculada à verificação da queda sucessiva anual da sua incidência e a valorização de controle de outras endemias. Porém, eliminar uma doença não é uma tarefa fácil e não podem ser reduzidas as medidas eficazes de controle antes de alcançar esse objetivo”.

Conheça as Pós-graduações FGMED

As pós-graduações do FGMED são certificadas pelo Ministério da Educação (MEC). A formação de especialista será concedida após aprovação na prova de título. Além disso, é necessário que o médico preencha todos os pré-requisitos exigidos pela sociedade brasileira da especialidade em questão.

Informe-se sobre todas as condições diretamente com um consultor. Preencha o formulário abaixo ou entre em contato pelo 0800 11 1111.

Leia mais notícias e artigos

Está pronto para um upgrade
na sua carreira?

    Quero mais

    INFORMAÇÕES


    Preencha o formulário
    e em breve entraremos em contato.

    Pronto!
    Agora é só aguardar o nosso contato.

    Você concorda com o uso de todos os cookies?