emec

Dia Nacional de Conscientização e Divulgação da Fibrose Cística – 5 de setembro

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

No dia 5 de setembro é celebrado o Dia nacional de conscientização e divulgação da Fibrose Cística. A data foi instituída pela Lei nº 12.136/2.009 e visa conscientizar a população brasileira, em especial os gestores e os profissionais da área de saúde, sobre a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado da fibrose cística, além de divulgar a acessibilidade, nos serviços públicos de saúde, aos medicamentos indicados para o tratamento.

A Fibrose Cística é doença genética, causada pela mutação de alguns genes específicos, que pode gerar alterações dos aparelhos respiratório, gastrointestinal e endócrino. O diagnóstico precoce é fundamental e pode ocorrer ainda no período neonatal. Novas terapias têm se mostrado bastante promissoras no controle dos sintomas da doença.

No Brasil a cada 10 mil pessoas há um caso de fibrose cística, segundo dados do Ministério da Saúde. A doença também é chamada popularmente de “doença do beijo salgado”, pelas altas quantidades de cloro e sódio no suor. Essa enfermidade ainda não tem cura e pede cuidados especiais. O principal foco do tratamento é o aumento da sobrevida, o que se dá através da manutenção da função pulmonar e da condição nutricional.

Em setembro de 2018, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) legalizou o uso de dois novos medicamentos para conter os sintomas da doença, são eles: Kalydeco e Orkambi, ambos da farmacêutica Vertex. No brasil o tratamento medicamentoso é indicado a partir dos seis anos de idade.

Conheça as Pós-graduações FGMED

As pós-graduações do FGMED são certificadas pelo Ministério da Educação (MEC). A formação de especialista será concedida após aprovação na prova de título. Além disso, é necessário que o médico preencha todos os pré-requisitos exigidos pela sociedade brasileira da especialidade em questão.

Informe-se sobre todas as condições diretamente com um consultor. Preencha o formulário abaixo ou entre em contato pelo 0800 11 1111.

Leia mais notícias e artigos

Está pronto para um upgrade
na sua carreira?

    Quero mais

    INFORMAÇÕES


    Preencha o formulário
    e em breve entraremos em contato.

    Pronto!
    Agora é só aguardar o nosso contato.

    Você concorda com o uso de todos os cookies?