emec

Março Lilás – Mês da Conscientização e Combate ao Câncer de colo de útero

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

O mês de março é dedicado à saúde da mulher. A campanha Março Lilás traz debates sobre o câncer de colo de útero, terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil e visa e informar sobre as formas de prevenção.

O Papilomavírus Humano (HPV) possui vacina tetravalente, ofertada nas unidades básicas de saúde (UBSs) e faz parte do calendário vacinal na adolescência.

Contudo, em alguns casos de infecções persistentes, a paciente pode sofrer alterações celulares, denominadas lesões precursoras, que podem evoluir para o câncer do colo do útero.

A vacinação, em conjunto com o exame preventivo (Papanicolaou), se complementam como ações de prevenção do câncer de colo uterino. Mesmo as mulheres vacinadas, quando alcançarem a idade preconizada, deverão realizar o exame preventivo, pois a vacina não protege contra todos os subtipos oncogênicos do HPV.

Dados

Segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer, para o biênio 2020-2022, são esperados 260 novos casos de câncer do colo do útero ao ano no Distrito Federal.

Em 2019, foram registradas 358 internações por câncer de colo do útero na rede de saúde do Distrito Federal. Em 2020, foram registradas 457 internações.

Desde março de 2020, a pandemia de Covid-19 provocou queda de 28% dos exames e procedimentos realizados no Brasil, em comparação com 2019.

No último ano, houve registro de 99 óbitos, no DF, por neoplasia de colo de útero. Número 33% maior que o ano anterior quando foram observados 74 óbitos pela mesma patologia.

Conheça a Pós-graduação em Ginecologia e Obstetrícia do FGMED

Ginecologia e Obstetrícia é a formação que possibilita aos médicos atuarem em duas especialidades ao mesmo tempo. A primeira é Ginecologia, responsável pelo diagnóstico e tratamento de doenças relacionadas ao sistema reprodutor feminino e pela realização de exames preventivos, como Papanicolau e mamografia. A segunda é Obstetrícia, que estuda a reprodução humana, acompanhando a paciente em todo o seu período gestacional, desde a confirmação da gravidez, exames pré-natais até o parto e o puerpério. Ambas as especialidades se complementam e garantem um cuidado com a saúde da mulher mais completo.

A pós-graduação em Ginecologia e Obstetrícia do FGMED é certificada pelo Ministério da Educação (MEC).

Informe-se sobre todas as condições diretamente com um consultor.

Leia mais notícias e artigos

Está pronto para um upgrade
na sua carreira?

    Quero mais

    INFORMAÇÕES


    Preencha o formulário
    e em breve entraremos em contato.

    Pronto!
    Agora é só aguardar o nosso contato.

    Você concorda com o uso de todos os cookies?