Especialização em Medicina do Trabalho (1920 horas – ANAMT)
Apresentação
A Especialização Médica em nível de Pós Graduação Lato Sensu de Medicina do Trabalho, área médica que atua sobre o binômio Saúde/Trabalho, exige uma formação geral em Medicina e amplo conhecimento em diversas outras áreas. Desempenha papel relevante na melhora da qualidade de vida e da performance profissional do trabalhador, nos aspectos físicos, instrumentais, técnicos, sociais e organizacionais. Compete a este profissional o desenvolvimento de assessorias técnicas, realização de ações de promoção da saúde, prevenção de doenças, reabilitação, assistência nos serviços de saúde, realização de auditorias e fiscalização das condições de saúde e segurança no trabalho, avaliação da capacidade laborativa para concessão de benefícios ou indenizações, dentre outras habilidades. Sua regulamentação está prevista no Art. 156, da CLT, e nas NRs 4 e 7 do Ministério do Trabalho e Emprego.

Prof. Dr. Renato Kaufman
Coordenador
1920 horas
24 meses
O presente curso está devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e é destinado aos graduados na área das Ciências Médicas. Seu objetivo é aprimorar a formação do profissional através de fundamentos teóricos e práticos da área, a fim de capacitá-lo para atuar com as complexidades inerentes da especialidade. Visa também promover a qualidade dos serviços médicos prestados por meio de treinamento multidisciplinar e prático no campo da Medicina do Trabalho, capacitando os egressos para a atuação sistemática na especialidade.
A pós-graduação em Medicina do Trabalho não garante o registro da especialidade junto à Associação Nacional de Medicina do Trabalho. A formação de especialista será concedida somente após a aprovação na prova de título e o atendimento a todos os pré-requisitos exigidos pela associação.
- Introdução (18 horas)
- Doenças profissionais (54 horas)
- Processos de trabalho e controle de riscos (36 horas)
- Legislação previdenciária (18 horas)
- Higiene do trabalho (36 horas)
- Toxicologia ocupacional (18 horas)
- Segurança no trabalho (18 horas)
- Saneamento ambiental (18 horas)
- Assistência à Saúde e Qualidade de Vida do Trabalhador (18 horas)
- Gestão em segurança e saúde do trabalhador (18 horas)
- Saúde, trabalho, gênero (18 horas)
- Organização de serviços de saúde do trabalhador (18 horas)
- Ergonomia (36 horas)
- Perícias em medicina do trabalho (18 horas)
- Bioestatística e ética médica (36 horas)
- Didática de ensino superior (36 horas)
- Metodologia da pesquisa científica (18 horas)
- Estágio supervisionado em medicina do trabalho – 24 meses (1488 horas)
Ao concluir o presente curso, este profissional estará plenamente apto a lecionar em universidades, exercer a função de pesquisador em institutos e laboratórios, gerenciar unidades de saúde ou combinar mais de uma dessas atividades. No setor público, poderá atuar em hospitais, unidades de saúde ou órgãos de fiscalização, e/ou participar de concursos públicos, conforme edital dos mesmos.
Diploma de graduação em Medicina
Manifestação de Interesse
Curso com
Treinamento
Prático
Este programa de Especialização Médica inclui módulos de treinamento teórico-prático, além de atividades simuladas, em Medicina do Trabalho realizados em Hospitais (parceiros ou próprios), em Clínicas (credenciadas) e/ou no seu local de exercício profissional, mediante Estágio Supervisionado, conforme o caso e Regulamento específico.
Este programa proporciona ao egresso a oportunidade única de qualificar-se profissionalmente como um Pós-Graduado na área da Medicina do Trabalho, podendo exercer sua profissão de forma plena.
+
Habilitação
Profissional
Venha você também qualificar-se conosco!