Pediatria: Especialidade volta a ficar em alta

Após um longo período longe da lista das especialidades mais procuradas pelos estudantes de medicina, a Pediatria volta a fazer parte das opções dos médicos na hora de escolher sua área de atuação. Isso porque mudanças no padrão da saúde levaram estes profissionais a ter um olhar mais apurado para a infância, resgatando assim a importância dessa especialidade.

O pediatra é o médico que acompanha a criança desde a infância até o início da sua adolescência, oferecendo suporte preventivo de doenças, de diagnóstico e tratando possíveis enfermidades para que seus pequenos pacientes cresçam saudáveis.

Por este motivo, além de tratar da saúde da criança este especialista exerce também um papel de educador junto à família, sendo um dos poucos profissionais que atua em todos os níveis de atenção à saúde: promoção, proteção e recuperação da saúde. A pediatria é uma das áreas da Medicina que mais costuma exigir conhecimento técnico do profissional, uma vez que a maioria dos pacientes não sabe expressar o que sente, havendo grande dependência do médico em relação aos responsáveis pela criança.

Sendo assim, os médicos que desejarem se especializar nesta área precisarão de reciclagem constante para acompanhar os desafios enfrentados pelos profissionais de Pediatria na atualidade, tendo em vista que as dificuldades da profissão mudaram devido ao avanço da medicina.

Se no passado, os pediatras precisavam driblar a mortalidade infantil, ocasionada por subnutrição e doenças infecciosas, hoje em dia, devem olhar para o futuro e estimular hábitos saudáveis em seus pacientes, garantindo que a manutenção da saúde se perpetue até a velhice.

Desta forma, as novas competências do médico pediatra vão desde compreender as configurações familiares modernas, até perceber os aspectos sociocomportamentais apresentados pelas crianças de hoje. E isso inclui estar preparado para lidar com casos de hiperatividade, autismo e bullying, por exemplo, que não eram tão comuns há alguns anos atrás.

Toda esta configuração torna a área de Pediatria um campo com muitas possibilidades de atuação para o especialista. Logo, o Médico Pediatra pode atuar em serviços de emergência, centros de terapia intensiva ou enfermaria dos hospitais como plantonista, além de trabalhar em consultório. Uma das missões deste profissional é formar um adulto saudável, considerando aspectos como evolução do crescimento, estado nutricional, história alimentar, situação vacinal, desenvolvimento neuropsicomotor, desempenho escolar, qualidade e quantidade de sono, acuidade visual e auditiva, saúde bucal, entre outros.

Especialize-se na área

Conheça as opções de pós-graduação em Pediatria do FGMED. As especializações FGMED são reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). A formação de especialista será concedida após aprovação na prova de título. Além disso, é necessário que o médico preencha todos os pré-requisitos exigidos pela sociedade brasileira da especialidade em questão.

Informe-se sobre todas as condições diretamente com um consultor.

Preencha o formulário abaixo ou entre em contato pelo 0800 111 111 ou (11) 97159-0071 (WhatsApp).