Traumatologia: Conheça os desafios desta área

O médico traumatologista possui uma abrangente área de atuação dentro da medicina. Isso porque a área de Ortopedia e Traumatologia permite que o profissional cuide tanto de problemas anatômicos e fisiológicos do aparelho locomotor do paciente, quanto de lesões provocadas pelo movimento e impactos como contusões, fraturas, luxações, acidentes, etc.

Desta forma, ao se especializar em Ortopedia e Traumatologia o profissional pode atuar no tratamento de doenças e deformidades nos músculos e ossos de todo o corpo humano, sejam braços, pernas, mãos, pés, coluna, etc, assim como traumas do aparelho músculo-esquelético.

Um dos maiores desafios deste especialista é lidar com os tratamentos de emergência de traumas e as respectivas reabilitações dos pacientes, que costumam ser demoradas e necessitam de acompanhamento.

Além disso, existem diversas doenças ósseas que independem de traumas e que necessitam de tratamento médico, como o câncer ósseo, luxações congênitas e deformidades ósseas por exemplo. Do mesmo modo, as hérnias de disco, causadoras de dores intensas na coluna, podem ser operadas tanto por ortopedistas como por neurocirurgiões, dependendo de sua formação.

E as possibilidades não param por aí, o profissional que escolher se especializar em Ortopedia e Traumatologia também pode prestar serviços na área do esporte, onde os pacientes se deparam com lesões esportivas com características próprias de cada esporte em particular. As lesões decorrentes das atividades esportivas envolvendo o sistema músculo-esquelético de modo geral envolvem os músculos, tendões, cápsula e ligamentos articulares e os ossos nos mais diversos graus de comprometimento, afastando o atleta de suas atividades esportivas por tempo determinado, de acordo com a gravidade da lesão.

Especialize-se na área

Conheça a pós-graduação em Ortopedia e Traumatologia do FGMED. As especializações FGMED são reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). A formação de especialista será concedida após aprovação na prova de título. Além disso, é necessário que o médico preencha todos os pré-requisitos exigidos pela sociedade brasileira da especialidade em questão.

Informe-se sobre todas as condições diretamente com um consultor.

Preencha o formulário abaixo ou entre em contato pelo 0800 111 111 ou (11) 97159-0071 (WhatsApp).