emec

Você já ouviu falar em Medicina Humanizada?

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Entenda melhor o que significa esse conceito e qual a sua importância
 

Medicina Humanizada é um conceito que tem a proposta de criar uma relação mais próxima entre o médico e o paciente, trazendo para a consulta acolhimento e segurança, por meio de um atendimento mais humano e empático, que acolha afetivamente o enfermo.

No entanto, engana-se quem pensa que ela deve estar presente somente no momento da consulta. A ideia de humanização da medicina engloba desde a recepção e agendamento até a consulta e o tratamento de possíveis enfermidades.

Na prática, para que isso aconteça, a equipe médica deve realizar ações que coloquem as necessidades dos pacientes em primeiro lugar. Atitudes simples como realizar exames no mesmo dia da consulta, evitando vários deslocamentos, e tirar todas as dúvidas do paciente durante o atendimento facilitam a rotina da pessoa que precisa de tratamento e favorece que o mesmo seja concluído da forma correta.

A humanização da medicina foi um projeto implantado no ano 2000 pelo Ministério da Saúde, com o objetivo de promover uma nova cultura de atendimento, fazendo com que os profissionais de saúde deixassem de enxergar apenas a doença para enxergar o paciente como um ser humano.

 

Medicina humanizada influencia no resultado do tratamento. Saiba Por quê?

Uma vez que o paciente sai da consulta, seguir as recomendações médicas faz toda a diferença no resultado efetivo do seu tratamento. Por esse motivo, a medicina humanizada é tão importante, pois ela faz com  que exista uma relação de confiança entre médico e paciente.

Um paciente que está satisfeito com o seu atendimento e que recebeu todas as orientações sobre o seu diagnóstico, tem mais chances de entender a importância de seguir à risca as orientações do médico, sem tentar tomar decisões por conta própria, como parar de tomar alguma medicação, ou não realizar o tratamento pelo tempo indicado.

Desta forma, aplicar a medicina humanizada no dia-a-dia contribui para melhorar a experiência das pessoas na hora de procurar serviços médicos, fazendo com que elas se sintam acolhidas em um momento de fragilidade.

Por fim, vale dizer que a humanização da medicina passa também pela visão do médico e profissionais da saúde como seres humanos, proporcionando suporte para que exerçam seu trabalho com dignidade.

 

Especialize-se na área

Conheça os cursos de pós-graduação na área médica do FGMED. As especializações FGMED são reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC), com excelência e qualidade no ensino EAD. A formação de especialista será concedida após aprovação na prova de título. Além disso, é necessário que o médico preencha todos os pré-requisitos exigidos pela sociedade brasileira da especialidade em questão.

Informe-se sobre todas as condições diretamente com um consultor. Preencha o formulário abaixo ou entre em contato pelo 0800 111 111 ou (11) 97159-0071 (WhatsApp).

 

Leia mais notícias e artigos

Está pronto para um upgrade
na sua carreira?

    Quero mais

    INFORMAÇÕES


    Preencha o formulário
    e em breve entraremos em contato.

    Pronto!
    Agora é só aguardar o nosso contato.

    Você concorda com o uso de todos os cookies?