O câncer é a segunda maior causa de morte no país, perdendo apenas para as doenças cardiovasculares. A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que mais de 30% das mortes ocasionadas pelo câncer poderiam ter sido evitadas, caso o paciente fosse diagnosticado prematuramente.
O Dia Nacional de Combate ao Câncer é celebrado em 27 de novembro. A data foi criada por meio da Portaria do Ministério da Saúde GM nº 707, no ano de 1988, tendo como objetivo ampliar o conhecimento da população sobre formas de prevenção e informações sobre o tratamento da enfermidade.
No país, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) é o órgão encarregado pela coordenação e desenvolvimento de campanhas, além de estudos relacionados ao câncer, em conjunto com o Ministério da Saúde. Mais de 600 mil novos casos da doença são registrados a cada ano.
Segundo dados do INCA, os tipos de câncer que mais acometem os brasileiros são:
- Câncer de pele;
- Câncer de próstata;
- Câncer de mama;
- Câncer colorretal;
- Câncer de pulmão;
- Câncer de estômago.
Um terço das mortes por câncer deve-se há hábitos pouco saudáveis como: fumar, sedentarismo, consumir bebidas alcoólicas e alimentação inadequada. Esses costumes podem e devem ser evitados com mudanças simples no seu dia-a-dia, como ter uma alimentação balanceada e a prática de exercícios físicos.
Conheça as Pós-graduações FGMED
As pós-graduações do FGMED são certificadas pelo Ministério da Educação. A formação de especialista será concedida após aprovação na prova de título. Além disso, é necessário que o médico preencha todos os pré-requisitos exigidos pela sociedade brasileira da especialidade em questão.
Informe-se sobre todas as condições diretamente com um consulto. Preencha o formulário abaixo ou entre em contato pelo 0800 111 111.