emec

A importância do psiquiatra no tratamento de pacientes com esclerose múltipla

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

A Esclerose Múltipla (EM) é uma doença neurológica, crônica e autoimune, que faz com que as células de defesa do organismo ataquem o próprio sistema nervoso central, provocando lesões cerebrais e medulares. Uma vez que esta patologia não tem cura, a convivência com os sintomas da doença acaba provocando outros distúrbios no paciente, sendo necessário a intervenção de um tratamento psiquiátrico para amenizar seu sofrimento.

Infelizmente, esta patologia não tem cura e pode se manifestar através de diversos sintomas, como por exemplo: fadiga intensa, fraqueza muscular, alteração do equilíbrio da coordenação motora, dores articulares, disfunção intestinal e da bexiga.

Por este motivo, pessoas com quadro de esclerose múltipla enfrentam desafios diários, que podem levar a outros distúrbios como depressão, transtorno bipolar, esquizofrenia, transtornos de ansiedade, entre outros.

Desta forma, em alguns casos, o acompanhamento psiquiátrico se torna extremamente importante para a reabilitação física e o bem-estar do paciente. Os tratamentos medicamentosos disponíveis para Esclerose Múltipla buscam reduzir a atividade inflamatória e os surtos ao longo dos anos, contribuindo para a redução do acúmulo de incapacidade durante a vida do paciente. No entanto, são as terapias de neurorreabilitação como psiquiatria, neurologia, medicina preventiva e urologia que servem de apoio no tratamento de pessoas com Esclerose Múltipla para aumentar a sua qualidade de vida, promovendo a harmonia física e emocional e contribuindo com o paciente no aspecto psicológico, melhorando a sua autoestima, autoconfiança e aceitação.

Especialize-se na área

Conheça as opções de pós-graduação em Psiquiatria do FGMED. As especializações FGMED são reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). A formação de especialista será concedida após aprovação na prova de título. Além disso, é necessário que o médico preencha todos os pré-requisitos exigidos pela sociedade brasileira da especialidade em questão.

Informe-se sobre todas as condições diretamente com um consultor.

Preencha o formulário abaixo ou entre em contato pelo 0800 111 111 ou (11) 97159-0071 (WhatsApp).

Leia mais notícias e artigos

Está pronto para um upgrade
na sua carreira?

    Quero mais

    INFORMAÇÕES


    Preencha o formulário
    e em breve entraremos em contato.

    Pronto!
    Agora é só aguardar o nosso contato.

    Você concorda com o uso de todos os cookies?