Especialização | Pós-Graduação em Psiquiatria | FGMED - Pós-Graduação Médica
0800 11 1111

Psiquiatria 

Apresentação

A Psiquiatria é uma especialidade médica que lida com a prevenção, atendimento, diagnóstico, tratamento e reabilitação das diferentes formas de sofrimentos mentais, sejam elas de cunho orgânico ou funcional, com manifestações psicológicas severas. A meta principal da presente especialidade é o alívio do sofrimento e o bem estar psíquico. Para isto, é necessária uma avaliação completa do paciente, com perspectivas biológica, psicológica e de ordem cultural, entre outras afins. Uma doença ou problema psíquico pode ser tratado com medicamentos ou terapêuticas diversas, como a psicoterapia, prática de maior tradição no tratamento. Por outro lado, a avaliação psiquiátrica envolve o exame do estado mental e a história clínica. Testes psicológicos, neurológicos, neuropsicológicos e exames de imagem podem ser utilizados como auxiliares na avaliação, assim como exames físicos e laboratoriais. Os procedimentos diagnósticos são norteados a partir do campo das psicopatologias, sendo que os medicamentos psiquiátricos são parte importante do arsenal terapêutico. Os serviços psiquiátricos podem fornecer atendimento de forma ambulatorial ou em internamento. Em casos de sofrimento grave do paciente e risco para si e para os outros que o cercam, a indicação de internação pode até ocorrer de forma involuntária. Tanto a clínica quanto a pesquisa em psiquiatria são realizadas de forma interdisciplinar.

Renato-Kaufman

Prof. Dr. Renato Kaufman
Coordenador

 9072 horas

 36 meses

O presente Curso está devidamente reconhecido pelo Ministério de Educação, é destinado aos profissionais graduados na área das Ciências Médicas, e visa a aprimorar a formação do profissional através de fundamentos teóricos e práticos da área, a fim de capacitá-lo a atuar com as complexidades inerentes da especialidade, promovendo uma melhor qualidade dos serviços médicos prestados, por meio de treinamento multidisciplinar e prático no campo da Psiquiatria, com o fim de capacitar os egressos para a atuação sistemática na especialidade. Na verdade, num mundo em que se qualifica a “depressão” como a “doença do século”, e a possível maior causa de consultas médicas em num futuro próximo (segundo OMS), é inevitável para atividade dos médicos, de todas as especialidades, um conhecimento aprofundado sobre transtornos psiquiátricos e todas as suas peculiaridades. Não se trata de uma Residência Médica, mas sim, de um importante curso de educação médica continuada em Psiquiatria, ministrado por grandes nomes da Psiquiatria nacional.

Evidentemente, o presente curso em Psiquiatria não implica na imediata habilitação do egresso ao registro da Especialidade junto à Sociedade Brasileira de Psiquiatria. Caso o médico deseje e preencha todos os requisitos exigidos pela ABP, poderá submeter-se à sua prova de admissão, com a finalidade de obter o Título de Especialista em Psiquiatria da ABP.

  • Psicopatologia, psicofarmacologia e interações medicamentosas em psiquiatria
  • Transtornos do humor
  • Esquizofrenia, transtorno esquizoafetivo e outros transtornos psicóticos
  • Transtornos de ansiedade
  • Transtornos mentais relacionados com a dependência química
  • Transtornos alimentares e obesidade
  • Transtornos de personalidade
  • Transtornos dissociativo e somatoforme
  • Transtornos da sexualidade e transtornos mentais associados ao ciclo reprodutivo feminino
  • Emergência, internação, suicídio e tentativa de suicídio, ética e pesquisa em psiquiatria
  • Psiquiatria da infância e adolescência
  • Psicogeriatria
  • Saúde mental do trabalho e previdenciária
  • Psiquiatria forense
  • Psiquiatria pericial
  • Estudo de casos clínicos
  • Ética e bioética
  • Didática de ensino superior
  • Metodologia da pesquisa científica
  • Seminário de socialização dos TCC’s

Ao concluir o presente curso, este profissional estará plenamente apto a lecionar em universidades, exercer a função de pesquisador em institutos e laboratórios, gerenciar unidades de saúde ou combinar mais de uma dessas atividades. No setor público, poderá atuar em hospitais, unidades de saúde ou órgãos de fiscalização, e/ou participar de concursos públicos, conforme edital dos mesmos.

Pré-Requisitos:

Diploma de graduação em Medicina
Registro no CRM

Mídia:

Certificado com validade nacional
Reconhecida excelência pelo Ministério da Educação
Outorga somente título acadêmico de especialista
Qualifica o pleno exercício da especialidade
Avançado sistema virtual de aprendizagem
Corpo docente 100% composto por doutores e mestres
Suporte pedagógico 24hs
Encontros presenciais semanais, mensais ou bimestrais aos finais de semana

Manifestação de Interesse

Curso com

Treinamento

Prático

Este programa de Especialização Médica inclui módulos de treinamento teórico-prático, além de atividades simuladas, em Psiquiatria realizados em Hospitais (parceiros ou próprios), em Clínicas (credenciadas) e/ou no seu local de exercício profissional, mediante Estágio Supervisionado, conforme o caso e Regulamento específico.

Este programa proporciona ao egresso a oportunidade única de qualificar-se profissionalmente como um Pós-Graduado na área da Psiquiatria, podendo exercer sua profissão de forma plena. 

+

Habilitação

Profissional

Logo MEC

Curso Livre ou de Pós-Graduação Lato Sensu, em nível de especialização, com excelência devidamente reconhecida pelo Ministério da Educação e em conformidade com a Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, o Decreto nº. 9.057, de 25 de maio de 2017, o Decreto nº. 9.235, de 15 de dezembro de 2017, a Resolução MEC/CNE/CES nº. 01, de 06 de abril de 2018, a Portaria Normativa nº. 11, de 20 de junho de 2017 e as Notas Técnicas MEC/CNE/CES nº. 386 e nº. 388, ambas de 21 de junho de 2013.

Venha você também qualificar-se conosco!