emec

Fibromialgia, uma doença silenciosa e incapacitante #FevereiroRoxo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

A fibromialgia é um distúrbio que afeta até 5% da população. A doença se caracteriza pelos seguintes sintomas: distúrbios do sono, fadiga, dor de cabeça, rigidez matinal, parestesias e ansiedade. Qualquer pessoa pode desenvolver essa condição, porém as mais afetadas são aquelas na faixa etária dos 30 aos 60 anos, sendo os 40 o pico do surgimento da doença. A doença atinge principalmente as mulheres.

O diagnóstico é realizado de forma clínica e por exclusão, ou seja, o médico avalia outras possíveis doenças que poderiam ser a causa dos sintomas, tais como: artrite, doenças autoimunes e hipotireoidismo. A suspeita de diagnóstico da fibromialgia começa quando o paciente apresenta dores em diversos lugares do corpo, por mais de três meses, sem a constatação de lesão ou inflamação.

Normalmente, o indivíduo não consegue identificar quando a dor começou, porém ela costuma se intensificar no início e ao final do dia, sendo descrita como uma “dor nos ossos”, “dor na carne” ou dor ao redor das articulações.

Diversas ações são necessárias para o sucesso do tratamento. O médico reumatologista irá realizar todo o acompanhamento, tratando a pessoa com analgésicos, relaxantes musculares, antidepressivos e ansiolíticos. A prática regular de atividades físicas ajuda no fortalecimento muscular, evitando assim o agravo da dor.

Conheça as Pós-graduações FGMED

A pós-graduação em Reumatologia do FGMED é certificada pelo Ministério da Educação (MEC). A formação de especialista será concedida após aprovação na prova de título. Além disso, é necessário que o médico preencha todos os pré-requisitos exigidos pela sociedade brasileira da especialidade em questão.

Informe-se sobre todas as condições diretamente com um consultor. Preencha o formulário abaixo ou entre em contato pelo 0800 11 1111.

Leia mais notícias e artigos

Está pronto para um upgrade
na sua carreira?

    Quero mais

    INFORMAÇÕES


    Preencha o formulário
    e em breve entraremos em contato.

    Pronto!
    Agora é só aguardar o nosso contato.

    Você concorda com o uso de todos os cookies?