emec

Pesquisa busca entender a origem das pedras na vesícula

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Pesquisadores da Alemanha, avaliaram que células imunes estão envolvidas no processo da formação cálculo biliar, também conhecido como pedra na vesícula. Os cientistas acreditam que a descoberta pode ajudar no desenvolvimento de tratamentos mais eficazes para o problema, eliminando, por exemplo, a necessidade de realização de cirurgia.

Em um estudo anterior, ao analisar cálculos extraídos de pacientes humanos, a equipe de pesquisadores detectou a existência de grandes placas de DNA, bem como uma atividade significativa da elastase neutrofílica, uma enzima que ajuda a quebrar proteínas e células danificadas ou de envelhecimento. Segundo os cientistas, essas moléculas são sinais da presença de TNEs — estruturas, semelhantes a teias, que são expelidas por neutrófilos e ajudam a proteger contra a infecção. As TNEs, porém, também estão implicadas em distúrbios autoimunes e inflamatórios.

Pesquisadores brasileiros da área acreditam que podem oferecer opções mais eficazes de tratamento, além de levantar a possibilidade da criação de outras alternativas medicamentosas.

A especialidade que trata a Pedra na Vesícula: Gastroenterologia

Gastroenterologia é a especialidade médica que se ocupa do estudo, diagnóstico e tratamento clínico das doenças do aparelho digestivo. É da responsabilidade do profissional desta área, o tratamento de órgãos como boca, esôfago, estômago, intestino grosso, intestino delgado, fígado, pâncreas, vesícula biliar, cólon ou íleo.

Conheça as Pós-graduações FGMED

As pós-graduações do FGMED são certificadas pelo Ministério da Educação. Entretanto, a formação de especialista só será concedida após aprovação na prova de título. Também será necessário que o médico preencha todos os pré-requisitos exigidos pela sociedade brasileira da especialidade em questão.

Informe-se sobre todas as condições diretamente com um consultor. Preencha o formulário abaixo ou entre em contato pelo fone 0800 11 1111.

Leia mais notícias e artigos

Está pronto para um upgrade
na sua carreira?

    Quero mais

    INFORMAÇÕES


    Preencha o formulário
    e em breve entraremos em contato.

    Pronto!
    Agora é só aguardar o nosso contato.

    Você concorda com o uso de todos os cookies?