Pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) foram capazes de criar um exame de sangue capaz de diagnosticar a esquizofrenia e o transtorno bipolar. Ambas doenças são psiquiátricas com sintomas semelhantes.
O teste distingue os dois transtornos por meio da análise de alterações bioquímicas e moleculares envolvidas em cada uma das doenças. A pesquisa foi apoiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).
A professora do Departamento de Farmacologia da Escola Paulista de Medicina (EPM-Unifesp) e coordenadora do estudo, Mirian Hayashi explica: “É complicado diferenciar duas enfermidades que compartilham sintomas tão parecidos por meio de exames clínicos. Com o exame laboratorial é possível identificar padrões no soro sanguíneo e, assim, diferenciar casos de esquizofrenia e bipolaridade de modo preciso, o que melhora o prognóstico dos pacientes”.
A finalidade do estudo foi encontrar padrões diferentes nos metabólitos e associá-los a um dos transtornos. As amostras de soro sanguíneo foram postas sob efeito de um campo magnético e com a análise da ressonância magnética foi possível identificar as variações de prótons na amostra. Além disso, também foi possível coletar novas informações sobre as duas doenças permitindo pesquisas futuras e contribuindo para o desenvolvimento de tratamentos mais eficientes.
Conheça as Pós-graduações FGMED
As pós-graduações do FGMED são certificadas pelo Ministério da Educação (MEC). A formação de especialista será concedida após aprovação na prova de título. Além disso, é necessário que o médico preencha todos os pré-requisitos exigidos pela sociedade brasileira da especialidade em questão.
Informe-se sobre todas as condições diretamente com um consultor. Preencha o formulário abaixo ou entre em contato pelo 0800 11 1111.