emec

Psiquiatria e Psicologia: Qual a diferença entre essas áreas?

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Apesar de terem basicamente o mesmo objetivo as áreas de psiquiatria e psicologia tem formas diferentes de atuar. Enquanto a Psicologia trata dos problemas da alma e das suas manifestações, a Psiquiatria tem o foco nas doenças mentais e seus respectivos tratamentos.

Para os profissionais que desejam ingressar em uma destas áreas, a FGMED trouxe um compilado de informações que irão lhe ajudar na hora de escolher qual caminho seguir:

Psiquiaria

O médico psiquiatra avalia e trata problemas psicológicos focando na parte orgânica do paciente, ou seja, utilizando medicamentos para restabelecer o equilíbrio hormonal do seu cérebro.

Desta forma, a principal preocupação deste especialista é reduzir os sintomas causados pelos transtornos emocionais do paciente, o que proporciona equilíbrio para que o mesmo consiga tratar suas questões emocionais, seja com terapias ou outras formas.

Para trabalhar com psiquiatria o profissional precisa cursar 6 anos de Medicina e depois fazer residência em Psiquiatria, uma vez que irá atuar em hospitais, consultórios particulares e ambulatórios.

Na maioria das vezes, os pacientes procuram os psiquiatras para resolver problemas como: dependência química; esquizofrenia; transtorno obsessivo compulsivo (TOC); transtornos alimentares; depressão, ansiedade e estresse.

Psicologia

A psicologia avalia e trata os problemas relacionados as emoções e comportamentos dos pacientes, com foco em descobrir as origens de suas aflições. O trabalho do psicólogo é identificar e tratar as alterações psicológicas dos pacientes por meio de técnicas conversacionais, como a terapia, por exemplo, sem utilizar qualquer medicamento no tratamento.

Desse modo, o profissional que optar por esta área poderá atuar em consultórios particulares, hospitais, associações esportivas, Instituições de ensino e diversas outras empresas. Os psicólogos costumam ser procurados pelos pacientes para tratar de situações como: luto, dificuldades no trabalho; problemas de relacionamento; ansiedade, estresse e depressão; orientação educacional; dentre outras questões pessoais.

Especialize-se na área

Conheça as opções de pós-graduação em Psiquiatria do FGMED. As especializações FGMED são reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). A formação de especialista será concedida após aprovação na prova de título. Além disso, é necessário que o médico preencha todos os pré-requisitos exigidos pela sociedade brasileira da especialidade em questão.

Informe-se sobre todas as condições diretamente com um consultor.

Preencha o formulário abaixo ou entre em contato pelo 0800 111 111 ou (11) 97159-0071 (WhatsApp).

Leia mais notícias e artigos

Está pronto para um upgrade
na sua carreira?

    Quero mais

    INFORMAÇÕES


    Preencha o formulário
    e em breve entraremos em contato.

    Pronto!
    Agora é só aguardar o nosso contato.

    Você concorda com o uso de todos os cookies?