Em 1994 um jovem americano de 17 anos, chamado Mike Emme, tirou a própria vida dirigindo seu carro amarelo. Durante seu velório amigos e familiares distribuíram fitas amarelas e mensagens de apoio, oferecendo ajuda a todos que estivessem passando pela mesma situação. A mensagem acabou se espalhou pelo mundo a fora.
A campanha Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio, teve início no país em 2015, visando sensibilizar e conscientizar a população sobre o tema, informando sobre os sinais que devem ser observados com atenção, além de locais onde procurar ajuda.
Segundo dados do Ministério da Saúde, o índice de suicídios cresceu cerca de 12% entre 2011 e 2015, sendo a quarta maior causa de mortes entre jovens de 15 a 29 anos. Estima-se que cerca de 11 mil pessoas tiram a própria vida no país, aproximadamente são 30 ocorrências por dia. Entre homens essa é terceira maior causa de mortes e oitava entre as mulheres. Nos anos de 2011 a 2016 foram notificadas mais de 170 mil lesões autoprovocadas. A região sudeste concentra 38% dos suicídios do país, enquanto a região Sul 23%.
O Ministério da Saúde lançou como meta reduzir esses números para 10% de mortalidade por suicídio até 2020. Essa ação faz parte do Plano de Ação de Saúde Mental lançado pela OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde), com finalidade de acompanhar o número anual de mortes e o desenvolvimento a programas de prevenção ao suicídio. No Brasil, o Programa de Valorização da Vida possui um canal de comunicação aberto. Quem precisar de ajuda poderá entrar em contato pelo 188.
Conheça as Pós-graduações FGMED
O FGMED possui pós-graduação na área de Psiquiatria, certificada pelo Ministério da Educação (MEC). A formação de especialista é concedida mediante aprovação na prova de título. Para outras especializações, clique aqui.
Informe-se sobre todas as condições diretamente com um consultor. Preencha o formulário abaixo ou entre em contato pelo 0800 111111.