emec

Você conhece a diferença entre psiquiatria e psicologia? Saiba agora!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

É comum que surjam dúvidas quando o assunto diz respeito a Psicologia e Psiquiatria. Afinal, até os nomes são parecidos, mas as semelhanças param por aí. Pensando em esclarecer as diferenças entre as duas áreas, separamos algumas explicações que podem ser úteis.

Formação acadêmica: 

Os profissionais de Psiquiatria possuem graduação em Medicina. Além dos seis anos necessários cursando Medicina para ser considerado um psiquiatra, o médico deve passar por uma residência médica na área de psiquiatria, ou seja, mais três anos de formação prática.

O profissionais de Psicologia possuem graduação em Psicologia, com duração de cinco anos. A Psicologia é a ciência que trata dos estados e processos mentais, do comportamento do ser humano e de suas interações com um ambiente físico e social.

Obrigatoriedade: 

O psicólogo tem sua profissão regulamentada pelos Conselhos Federal e Regional de Psicologia (CFP e CRP). A psiquiatra é regulamentada pelos Conselhos Federal e Regional de Medicina (CFM e CRM). Ambas as áreas são habilitadas para tratar questões psíquicas e mentais de seus pacientes. O credenciamento para o exercício da profissão é obrigatório.

Forma de atuação:

A psiquiatria se concentra em prevenção, atendimento, diagnóstico, tratamento e reabilitação das diversas formas de sofrimento mental. Essas condições geralmente apresentam manifestações psicológicas severas, motivos pelos quais o profissional pode recorrer ao uso de medicamentos — o que não é uma regra.

O psicólogo estuda os fenômenos psíquicos e de comportamento de seus pacientes pela análise de atitudes, ideias, emoções e sentimentos. Ao avaliar esses aspectos, o profissional ajuda o paciente a identificar as causas de suas questões e rever os comportamentos que estejam causando algum tipo de malefício.

Área de trabalho:

O psiquiatra geralmente trabalha em hospitais gerais e psiquiátricos, podendo também atender em consultórios. O psicólogo pode atuar em consultórios, hospitais, escolas e instituições de saúde variadas.

Especialize-se na área

A Psiquiatria é uma especialidade médica que lida com a prevenção, atendimento, diagnóstico, tratamento e reabilitação das diferentes formas de sofrimento mental, sejam elas de cunho orgânico ou funcional. A meta principal da especialidade é o alívio do sofrimento e o bem-estar psíquico. Para tanto, é necessária uma avaliação completa do paciente, com perspectivas biológica, psicológica e de ordem cultural, entre outras afins. Testes psicológicos, neurológicos, neuropsicológicos e exames de imagem podem ser utilizados como auxiliares na avaliação, assim como exames físicos e laboratoriais.

Conheça a pós-graduação em Psiquiatria do FGMED. No curso, você irá aprofundar o conhecimento sobre a área, com fundamentos teóricos e práticos relacionados ao assunto. As especializações FGMED são reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). A formação de especialista será concedida após aprovação na prova de título. Além disso, é necessário que o médico preencha todos os pré-requisitos exigidos pela sociedade brasileira da especialidade em questão.

Informe-se sobre todas as condições diretamente com um consultor.

Preencha o formulário abaixo ou entre em contato pelo 0800 111 111 ou (11) 97159-0071 (WhatsApp).

Leia mais notícias e artigos

Está pronto para um upgrade
na sua carreira?

    Quero mais

    INFORMAÇÕES


    Preencha o formulário
    e em breve entraremos em contato.

    Pronto!
    Agora é só aguardar o nosso contato.

    Você concorda com o uso de todos os cookies?