Pós-Graduação Infectologia da Sexualidade

Apresentação

A Especialização Médica em nível de Pós-Graduação Latu Senso de Infectologia da Sexualidade é uma subespecialidade médica que aborda as doenças infecciosas e parasitárias, sejam estas causadas por vírus, bactérias, fungos, protozoários ou outros microrganismos. Esta especialidade trata do diagnóstico, do tratamento e do acompanhamento dos pacientes acometidos por doenças sexualmente infecciosas. No entanto, devido à carência de infectologistas da sexualidade em algumas regiões e à falta de informação da população sobre o papel do médico que se dedica à infectologia, a grande maioria desses pacientes é atendida por médicos de outras especialidades. Por outro lado, o médico que atua nesta especialidade está acostumado a lidar com doenças localizadas nos mais variados órgãos do corpo.

Renato-Kaufman

Prof. Dr. Renato Kaufman
Coordenador

 432 horas

12 meses

O presente curso está devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e é destinado aos graduados na área das Ciências Médicas. Seu objetivo é aprimorar a formação do profissional através de fundamentos teóricos e práticos da área, a fim de capacitá-lo para atuar com as complexidades inerentes da especialidade. Visa também promover a qualidade dos serviços médicos prestados por meio de treinamento multidisciplinar e prático no campo da Infectologia, capacitando os egressos para a atuação sistemática na especialidade.

A pós-graduação em Infectologia da Sexualidade não garante o registro da especialidade junto à Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI). A formação de especialista será concedida somente após a aprovação na prova de título e o atendimento a todos os pré-requisitos exigidos pela SBI.

  • Teoria geral da infectologia da sexualidade
  • Rede de assistência a sexologia no SUS
  • Bases anatômicas e fisiológicas da sexualidade humana
  • Infecções congênitas (Toxoplasmose, rubéola, citomegalovírus, varicela, parvovirus b19, sífilis, herpes e hepatite B)
  • Exames relacionados à sexologia
  • Disfunções sexuais
  • Vacinação de rotina, antibioticoterapia e sexualidade
  • Métodos diagnósticos e contraceptivos
  • Bioestatística
  • Ética médica
  • Bioética
  • Direito médico
  • Biossegurança
  • Didática de ensino superior
  • Metodologia da pesquisa científica

Ao concluir o presente curso, este profissional estará plenamente apto a lecionar em universidades, exercer a função de pesquisador em institutos e laboratórios, gerenciar unidades de saúde ou combinar mais de uma dessas atividades. No setor público, poderá atuar em hospitais, unidades de saúde ou órgãos de fiscalização, e/ou participar de concursos públicos, conforme edital dos mesmos.

Diploma de graduação em Medicina

Certificado com validade nacional
Reconhecida excelência pelo Ministério da Educação
Outorga título acadêmico de Especialização
Qualifica o pleno exercício da especialidade
Avançado sistema virtual de aprendizagem
Corpo docente 100% composto por doutores e mestres
Suporte pedagógico 24hs
Encontros presenciais semanais, mensais ou bimestrais aos finais de semana

Manifestação de Interesse

    Curso com

    Treinamento

    Prático

    Este programa de Especialização Médica inclui módulos de treinamento teórico-prático, além de atividades simuladas, em Infectologia da Sexualidade realizados em Hospitais (parceiros ou próprios), em Clínicas (credenciadas) e/ou no seu local de exercício profissional, mediante Estágio Supervisionado, conforme o caso e Regulamento específico.

    Este programa proporciona ao egresso a oportunidade única de qualificar-se profissionalmente como um Pós-Graduado na área da Infectologia da Sexualidade, podendo exercer sua profissão de forma plena. 

    +

    Habilitação

    Profissional

    Venha você também qualificar-se conosco!